livros

Livros sobre a Segunda Guerra Mundial – histórias reais e fictícias

Quem me conhece um pouco, sabe que um tema que tenho muita curiosidade é sobre a Segunda Guerra Mundial. É sempre um assunto delicado, que trato com muito respeito, mas que desperta minha curiosidade. Sejam através dos filmes ou dos livros sobre a Segunda Guerra Mundial. Já dei muitas dicas sobre filmes aqui no blog. São três postagens com diversos filmes:

1ª Parte – Filmes sobre a 2ª Guerra Mundial

2ª Parte – Filmes sobre a 2ª Guerra Mundial

3ª Parte – Filmes sobre a 2ª Guerra Mundial

Nesse post reuni alguns livros que já li sobre sobre esse tema. Existem livros que relatam fatos reais, diários de pessoas que vivenciaram todo o horror que aconteceu durante a guerra. Também existem livros de ficção, que são ambientados nos tempos da guerra. Alguns dos livros cheguei a fazer resenhas aqui no blog, e vocês poderão ler.

Livros sobre a Segunda Guerra Mundial baseados em fatos reais

O Diário de Anne Frank

Esse livro é um clássico e conta a história da vida de Anne Frank. É o diário que ela escreveu durante os dias que ficou escondida em Amsterdã, num apartamento pequeno com mais pessoas. O único sobrevivente da família Frank foi Otto, pai de Anne. Após a guerra, uma amiga que guardou o diário de Anne, o entregou a Otto que resolveu publicá-lo, realizando assim o sonho da filha, que desejava ser uma escritora de sucesso.

A história da Anne Frank agora também está disponível em quadrinhos.

Eu sobrevivi ao Holocausto

Livros ssobre a Segunda Guerra Mundial

Esse foi um dos livros que mais gostei de ler, e descobri ele por acaso numa ida a livraria em 2015, quando estava no Brasil.

Ele conta a história de Nanette, que era amiga de classe de Anne Frank e foi deportada para Bergen-Belsen. Após ser libertada, recomeçou sua vida e hoje, coincidentemente, mora no Brasil, em São Paulo. Gostei pois também retrata a vida pós-guerra, que poucos livros mostram.

Já escrevi sobre Eu sobrevivi ao Holocausto aqui no blog.

O diário de Helga

Nesse livro, Helga Weiss, que morava em Praga, conta como foi sua vida durante a guerra, sua deportação para o gueto de Terezín, onde viveu por 3 anos, depois para Auschwitz, de onde sobreviveu com então 15 anos. O livro é uma compilação de tudo que a menina escreveu nesse período, portanto, não tem uma escrita difícil.

Depois de Auschwitz

Livros ssobre a Segunda Guerra Mundial

Achei esse livro interessante porque fala bastante da vida de um ex-prisioneiro depois da guerra. Nele, Eva Schloss conta toda a sua história, durante e depois da guerra.

Após o término da guerra, a mãe de Eva casou-se com Otto Frank, pai de Anne Frank. Por isso, ela (ou a editora) se intitula irmã de Anne Frank. Mas na verdade, as 2 meninas conviveram pouco antes da guerra, isso porque moravam no mesmo bairro.

Depois de Auschwitz – Como foi ler esse livro sobre o Holocausto

O Tatuador de Auschwitz

Recentemente, em março de 2020, li o livro O tatuador de Auschwitz.

Esse é um dos melhores e mais emocionantes livros que já li sobre o tema. Me peguei em diversos momentos da leitura, pensando que foi sorte tudo que aconteceu a Lale Sokolov, o judeu eslovaco que conta a história. Ou teria sido destino? Não sei dizer. Mas digo que essa história merece ser lida e conhecida! E ainda mais, deveria virar filme, pois muitos acabam não lendo livros.

Hanns e Rudolf

Uma história real do judeu alemão que conseguiu localizar e capturar o comandante de Auschwitz, após a guerra.

Nesse livro conhecemos um pouco mais sobre a vida de Rudolf Höss, que foi comandante do campo de concentração de Auschwitz e responsável pela morte de mais de um milhão de pessoas.

Em paralelo, mostra também a história de Hanns Alexander, um judeu alemão que mora na Inglaterra e serve no exercito britânico. Após a guerra, Hanns integra uma equipe britânica de investigação de crimes de guerra, que é reunida para caçar oficiais nazistas.

Livros de ficção ambientados durante a Segunda Guerra Mundial

Jardim de Inverno

Uma história surpreendente, que revela uma grande surpresa no final. Esse foi o primeiro livro da escritora Kristin Hannah que eu li e me apaixonei pela sua escrita. Uma leitura que flui e te prende na história.

Já escrevi aqui no blog sobre o livro Jardim de inverno

Livros sobre a Segunda Guerra Mundial

O Rouxinol

Outro livro da Kristin Hannah que tem uma história incrível. Mais uma vez, a autora deixou uma agradável surpresa para o final do livro.

Esses dois livros dela, que são ambientados durante a 2ª Guerra Mundial são tão bons, que, na minha opinião, poderiam (e deveriam) virar um filme.

Também já escrevi sobre o livro O rouxinol aqui no blog.

O Menino do Pijama Listrado

Assisti primeiro o filme, que foi baseado nesse livro. Depois li o livro, achando que não me emocionaria, pois já conhecia a história. Ledo engano! O livro é muito interessante, e mesmo para quem já conhece a história, é emocionante.

Já escrevi aqui no blog, sobre o livro O menino do pijama listrado

Livros sobre a Segunda Guerra Mundial

O menino no alto da montanha

Esse livro é do mesmo autor do livro O menino do pijama listrado. Também é um livro pequeno e fácil de ler. Nessa história de ficção, vemos as escolhas de um menino diante da pessoa mais poderosa do Terceiro reich, Adolf Hitler.

Li um outro livro muito interessante, mas ele é ambientado durante a Primeira Guerra Mundial. É o A garota que você deixou para trás” de Jojo Moyes. Eu adorei esse livro e ele se passa na França ocupada pelos nazistas.

E você, já leu algum livro dessa lista? Tem algum livro sobre o tema para indicar?
Deixa para mim nos comentários!! 🙂

You Might Also Like

10 Comments

  • Reply
    SANDRA LOPES DA SILVA
    8 de abril de 2017 at 21:48

    oi tudo bem? Gostaria de saber se você sabe o nome ou o escritor (a) de um livro sobre o depoimento de uma mãe sobre a 2ª guerra mundial, só sei que a capa é cinza e com uma mulher na capa, infelizmente sei somente isso.

    • Reply
      Aline Dota Naganawa
      9 de abril de 2017 at 17:46

      Olá Sandra, obrigada pelo seu comentário!!
      Infelizmente, não sei qual é esse livro. Espero que você encontre.

    • Reply
      Carol
      6 de dezembro de 2017 at 13:47

      Acho que é O dia seguinte, de Rhidian Brook… se não for leia de qualquer jeito rs, pq é ótimo!

  • Reply
    Simone Vanessa Vieira Martins
    28 de fevereiro de 2018 at 17:09

    Oi! Tudo bem? Gosto muito de ler, principalmente livros baseados na segunda guerra mundial. Tocam minha alma. Li outros três também muito bons: “O colecionador de lágrimas“ e “Em busca do sentido da vida“ de Augusto Cury e “A menina que roubava livros“ de Markus Zusak.

    • Reply
      Aline Dota Naganawa
      2 de março de 2018 at 10:59

      Olá Simone, obrigada pelo comentário!
      Eu adorei suas sugestões, O Colecionador de Lágrimas está na minha estante para ler. A menina que roubava livros, já li e vi o filme, sensacionais, ele só não entrou nessa lista, porque faz tempo que eu li. Agora fiquei com vontade de ler novamente rsrs
      Vou procurar o outro que você disse. Depois conto o que achei 😉

  • Reply
    Fernanda
    8 de outubro de 2018 at 12:53

    Livro maravilhoso para quem gosta de histórias de guerra é o “A Guerra de Clara” baseado em uma história real me emocionei muito com esse livro…um dos melhores que li.

    • Reply
      Aline Dota Naganawa
      15 de outubro de 2018 at 06:01

      Olá Fernanda, obrigada pelo comentário!
      Já coloquei esse que você citou na minha lista de leitura 🙂

  • Reply
    Ivone Palhares
    24 de outubro de 2018 at 18:19

    Amo ler tenho bastante livros sobre holocausto é amo fuçar na internet pra ver se encontro mais fico feliz de encontrar alguém que goste do mesmos livros que eu

    • Reply
      Aline Dota Naganawa
      22 de novembro de 2018 at 09:26

      Que bom Ivone!! Sempre tenho esse tema na minha lista de livros para ler!
      Obrigada pela visita!

    • Reply
      Serena
      5 de novembro de 2023 at 01:02

      Já li …
      A menina que roubava livros
      Tatuador de auschwits
      O menino do pijama listrado
      Toda luz que não podemos ver

      São maravilhosos Sou apaixonada por livros que relatam história sobre a 2 guerra mundial !! Minha paixão é ler essas histórias ♥️

Leave a Reply