Alemanha Europa Munique Oktoberfest

Oktoberfest 2023 – A festa da cerveja de Munique

Chegou a hora de planejar sua visita a Oktoberfest 2023, a maior festa de cerveja do mundo! Para isso atualizamos esse post em 28.08.2023, com as melhores informações.

Diferente do que todo mundo pensa, a Oktoberfest, a famosa festa da cerveja, começa todos os anos em setembro e termina no primeiro final de semana de outubro. Portanto, ela não começa em Outubro. Se programe com antecedência! E estamos aqui para te ajudar com isso.

Muita gente não sabe direito como funciona a festa, se precisa de reserva, comprar ingresso, se paga a entrada, se pode beber cerveja em todos os locais da festa, se tem comida por lá, onde é melhor se hospedar durante a Oktoberfest, entre outras coisas. São muitas perguntas sobre a Oktoberfest, portanto, vou listar nesse post algumas informações importantes, para você planejar sua visita. As informações servirão para todos os anos, mas sempre atualizaremos as datas e todas as novidades. Aproveite e boa festa!

Quando acontece a Oktoberfest 2023

A festa dura aproximadamente 2 semanas e acaba sempre no primeiro final de semana de Outubro. Ela acontece todos os dias, de segunda a sexta-feira das 10 às 23:30, sábado, domingo e feriado das 09 às 23:30, sendo que a cerveja é servida e vendida apenas até as 22:30.

Em 2023, ela começa dia 16 de setembro às 11 horas e o último dia será dia 03 de outubro.

Onde acontece a Oktoberfest

Ela acontece todos os anos em Munique, no sul da Alemanha. O local exato se chama Theresienwiese, um parque enorme que fica a aproximadamente 30 minutos a pé do centro de Munique.

Como chegar a Oktoberfest

O local onde acontece a festa fica a aproximadamente 15 minutos a pé da Hauptbahnhof, que é a estação de trem principal de Munique.
Se quiser chegar ao Theresienwiese utilizando transporte público, poderá utilizar o metrô. As linhas que chegam até lá são as U5 e U4, e você terá que descer na estação Theresienwiese. O metrô é a opção que te deixará mais perto da entrada da festa.

Você também pode chegar com o S-Bahn, pega as linhas que parem na estação Hackerbrücke. Dessa estação é necessário uma caminhada de aproximadamente 10 minutos.

Não vá de carro para a festa, pois lá é muito difícil de estacionar e nao possui muitas vagas de estacionamento.

Utilize o transporte público, ele funciona muito bem. Fizemos uma breve explicação de como utilizar o transporte público em Munique.

Quanto custa o ingresso para Oktoberfest?

Para entrar na festa não se paga nada! Muita gente não sabe isso, mas na Oktoberfest paga-se apenas o que se consome, bebida e comida, presentes, souvenirs e entradas para os brinquedos que ficam espalhados pelo parque.

Importante: Não são aceitos cartões, nem de débito nem de crédito. Portanto, não esqueça de levar dinheiro em espécie.

Como entrar na Tenda

Para entrar na tenda também não se paga nada, e existem 2 formas de entrar: fazer reserva de uma mesa com meses de antecedência, ou ficar na porta e dar sorte dela não estar muito cheia e o segurança te liberar.

Para reservar, você pode usar o site oficial, mas acreditem em mim, façam isso com muita antecedência, e não estou falando de 2 meses antes.

Nós fomos sem reserva e indicamos, pois as mesas da reserva ficam mais isoladas. Se você entrar sem reserva, pode conseguir um local no meio da tenda.

Uma outra dica é, se você pretende passar o dia todo na festa, chega cedo na tenda, principalmente aos finais de semana. Dessa forma, irá garantir seu lugar até o final da festa e não precisará enfrentar fila.

Normalmente, se você não tem um lugar na mesa, não são servidas cervejas. Portanto, garanta seu lugar!

Além de cervejas, são servidos pratos dentro da tenda. Dessa forma, poderá ficar lá o dia todo e ainda almoçar e jantar. Fora da tenda também existem barracas de comidas, doces e bebidas.

Qual o melhor dia para visitar a Oktoberfest?

Os melhores dias são os dias de semana e os períodos da manhã. Mas não se esqueçam que essa é a maior festa de cerveja do mundo, recebe visitantes de todo o mundo, portanto, é sempre cheia.

Outras informações importantes sobre a Oktoberfest

A Oktoberfest acontece num parque, e nesse local é proibido o consumo de cerveja. Ele é permitido apenas dentro das tendas ou nos Biergarten e para quem estiver sentado. Portanto, se quiser experimentar uma cerveja numa canecona típica (Maß) da Oktoberfest, siga as regras!!
Veja abaixo o mapa do local:

Oktoberfest 2016
Foto: oktoberfest.de

Para aumentar a segurança no local, a polícia não permite a entrada com mochilas e bolsas grandes. Qualquer tipo de bolsa ou mochila que exceda 10 x 15 x 20 cm ou com mais de 3 litros, é proibida. Então, escolha uma bolsa pequena ou deverá guardá-la. Para isso, estão disponíveis armários na entrada da festa, por um custo de aproximadamente 5 euros. Na estação central de Munique, também existem armários disponíveis para guardar malas.

Qual o melhor local para se hospedar durante a Oktoberfest?

Os preços dos hotéis e hostel nessa época sobem absurdamente. Se você reservar com bastante antecedência, é possível encontrar locais com preços acessíveis e próximos a festa.

Fiz um post especial sobre hospedagem em Munique durante a Oktoberfest, cheio de dicas.

Se preferir, você pode procurar hospedagem em Munique direto no Booking.com

De qualquer forma, Munique possui muitas opções. E se você só encontrar locais longe da festa, pode utilizar o transporte público sem problemas.

A opção mais fácil é o metrô (U-Bahn em alemão), a estação fica bem próxima a festa. As linhas U4 e U5 te levam até a estação Theresienwiese” ou “Schwanthalerhöhe“.

Para quem também vai a Oktoberfest, Prosit e boa festa!!!

*Todas as informações foram retiradas do site oficial oktoberfest.de

You Might Also Like

5 Comments

  • Reply
    GIRAMUNDO IMÓVEIS
    25 de setembro de 2016 at 20:55

    Ótima festa e aproveitem muitoooo.

  • Reply
    Mônica
    22 de setembro de 2017 at 13:29

    Obrigada pelo post!
    Esclareceu muitas dúvidas!
    Fiquei meio receosa sobre a bolsa, pois vou no ultimo dia já terei saído do hotel, então estarei com um bolsa um pouco maior mas não exatamente grande, mesmo assim, esta estação principal que tu falou é na estrada da festa?

    • Reply
      Aline Dota Naganawa
      25 de setembro de 2017 at 03:57

      Olá Mônica, você terá opções. Poderá deixar sua mala na estação principal de trem (Hauptbahnhof) ou na entrada da festa, pois eles disponibilizam guarda-volumes.
      Boa festa!! 🙂

  • Reply
    Felipe
    16 de julho de 2019 at 14:06

    Ótimo! Ansiedade a mil!!!

Leave a Reply