Berlim livros

Um brasileiro em Berlim – Leitura divertida sobre Alemanha

Acabei de ler o livro Um brasileiro em Berlim, do José Ubaldo Ribeiro. É um livro gostoso e rápido de ler, aliás foi meu 3° livro do ano e fiquei muito feliz em voltar à ativa com as minhas leituras (confesso que estava bem devagar ano passado). 

O livro que li antes desse foi Eu sobrevivi ao Holocausto, de Nanette Blitz (clicando no nome do livro, você irá ler o que achei sobre esse livro).

Um brasileiro em Berlim
Um brasileiro em Berlim
Um dos nomes mais reconhecidos da literatura brasileira na Alemanha, o imortal João Ubaldo Ribeiro foi convidado pelo DAAD, um programa de intercâmbio alemão, para realizar um roteiro literário pelo país. Assim que chegou à Alemanha em 1990, o escritor baiano ganhou uma coluna no jornal Frankfurter Rundschau. O resultado foram crônicas bem-humoradas reunidas no livro Ein Brasilianer in Berlin, sucesso editorial naquele país. No Brasil, a temporada de Ubaldo no país de Goethe repetiu o êxito alemão. Lançado originalmente em 1995, Um Brasileiro em Berlim faz um registro impiedoso, divertido e inteligente da experiência de ser brasileiro num país culturalmente tão diverso.

Ao longo das 16 crônicas escritas durante os 15 meses em que permaneceu na Alemanha, Ubaldo, com sua habitual ironia, aborda os estereótipos associados ao brasileiro como um povo sexualmente libertino e o contrapõe à sisudez, também estereotipada, do alemão, lembrando que na Alemanha a nudez pública é tratada com mais naturalidade do que em terras tupiniquins. ‘Aqui ficar nu na rua não é como no Brasil, aqui é normal, lá é que é indecente, o pessoal aqui só quer tomar um solzinho e trocar uns beijinhos amistosos na frente dos outros. (…) Pois Bento, conversando comigo ontem, de homem para homem, me confessou que quer virar alemão. Aqui é muito melhor, aqui o negócio é quente, não tem uma porção de melindres e fricotes, como no Brasil.’, descreve em ‘Sexy Brasil. Sexy Berlin.

Como já citei, é um livro bem rápido e gostoso de ler, e por vezes divertido. Em algumas passagens, achei um pouco exagerado, mas não há como negar que muitas experiências que o autor teve quando morou em Berlim, são verdadeiras. Como por exemplo, o caso da sacola no supermercado. Sacola em alemão (die Tüte) é uma palavra que também aprendi numa experiência engraçada, e nunca mais esqueci!!

Na minha humilde opinião, é um livro que todo brasileiro que mora ou pretende morar na Alemanha deveria ler, independente da cidade escolhida ser Berlim ou qualquer outra cidade da Alemanha.

Um brasileiro em Berlim nos mostra como pode ser mais leve o dia-a-dia nesse país tão diferente do Brasil que é a Alemanha, e como podemos, muitas vezes, achar cenas do cotidiano engraçadas, e dessa forma aprender com elas.

No fim, o importante é estar aberto às novas experiências, e entender que diferenças culturais existem e que não conseguiremos muda-las e não adianta querer que o povo alemão seja como o brasileiro. Então, a solução é a adaptação e ficar lutando contra só traz sofrimento.

Para quem está na Alemanha aproveitem a leitura!!
E se está pensando em morar na Alemanha, leia e vá se preparando!! 
Quem já leu, escreva nos comentários o que achou do livro!!

J


Já está seguindo a gente nas redes sociais?! Aproveita, segue e não perca nenhuma das nossas aventuras e passeios!!

Facebook

Instagram

Twitter

Pinterest


Lembre-se!! Se você quiser ajudar o blog, reserve seu hotel pelo Booking.com diretamente nos links aqui do blog. Dessa forma, receberemos uma pequena comissão e você não pagará nada a mais por isso.



Booking.com

You Might Also Like

No Comments

    Leave a Reply