Alemanha Cidades da Alemanha Região Sul da Alemanha Rota Romântica na Alemanha

Castelo de Neuschwanstein – Saiba como visitar o castelo

Nossa viagem pelo sul da Alemanha não parou, e o Castelo de Neuschwanstein foi nossa terceira parada. Se você perdeu a primeira parada, veja o que visitamos em Würzburg, e na segunda parada, conhecemos Rothenburg ob der Tauber.
Diferente do que muita gente pensa o Castelo de Neuschwanstein não fica em Füssen, fica numa cidade chamada Schwangau. Elas sao perto uma da outra e perto de Munique também. É possível fazer um bate-volta a partir de Munique ou de Füssen para conhecer o Castelo de Neuschwanstein, ou também passar uma noite em Schwangau, que é uma cidade bem pequena mas cheia de charme.

 

Como chegar ao Castelo de Neuschwanstein

Paramos o carro num estacionamento logo na entrada da cidade de Schwangau. Já do estacionamento tivemos essa vista:

Castelo de Neuschwanstein
Aiiiii que emoção!!!

Andamos um pouquinho e já encontramos o ponto de ônibus para a subida ao Castelo. O ônibus custou 2€ ida e volta. Esse trajeto até Neuschwanstein também pode ser feito de carruagem ou a pé. Para fazê-lo a pé deve-se estar preparado, pois é meio longo, mas uma linda subida.
Quando chegamos lá em cima fomos direto para a ponte, Marienbrücke, em homenagem a Princesa Maria da Prússia, mãe de Ludwig. A ponte fica a uma curta caminhada do ponto onde o ônibus deixa os visitantes.
Dessa ponte se tem uma vista privilegiada e linda do castelo. Arrisco dizer que é a melhor parte, pelo menos analisando o passeio que eu fiz, pois não entrei no castelo.

Castelo de Neuschwanstein
Castelo de Neuschwanstein
É dessa ponte que se faz as famosas fotos do castelo
Neuschwanstein
A decoração de outono estava linda!!! 🙂

Saímos da ponte e fomos em direção ao castelo por um estradinha de terra charmosíssima. O trajeto dura em torno de 15 minutos.

Neuschwanstein

 

No caminho se tem uma visão linda do lago

 

Neuschwanstein

Se você quer excursões para chegar ao Castelo de Neuschwanstein, dê uma olhada nas opções abaixo:


 

Como visitar o Castelo de Neuschwanstein

Nós optamos por não entrar no Castelo de Neuschwanstein. Os ingressos devem ser comprados com antecedência pela internet, e como não sabíamos exatamente o horário que chegaríamos, resolvemos não arriscar. E também, depois de consultar alguns amigos, chegamos a conclusão que para essa nossa viagem, a vista para castelo era o mais importante.
Para quem quiser comprar os ingressos do Neuschwanstein, clique aqui para acessar o site.

Mesmo não entrando no Castelo, existe uma parte pequena que é aberta ao público, e vale a pena ir lá, mesmo que for somente para ver a paisagem.

Neuschwanstein
Entrada do Castelo
Essa parte da entrada possui ambientes no segundo andar que acomodaram o rei durante a construção no Castelo

 

Neuschwanstein
Marienbrücke vista do Castelo

 

Neuschwanstein
Tivemos de presente um lindo pôr-do-sol

Do Castelo temos a visão de outro castelo, o Hohenschwangau, onde Ludwig II passou sua infância. Esse também é aberto à visitação, para acessar o site clique aqui.

Neuschwanstein
Castelo Hohenshcwangau construído por Maximiliano II pai de Ludwig II

 

Castelo de Neuschwanstein

O Castelo foi construído entre 1869-86 para ser a moradia do rei Ludovico II (Ludwig II). A escolha do local próximo ao lago, no meio das montanhas se deu porque ele queria ficar isolado. Mas na minha opinião, ele escolheu esse local, porque possui uma paisagem maravilhosa!!

Aos 18 anos ele se tornou rei, e em 1886 foi declarado insano e incapaz de governar. Foi internado num castelo as margens do lago Starnberg, mas no dia seguinte, foi encontrado morto, junto com o psiquiatra que o diagnosticou, no lago. Foi então que ficou conhecido como Ludwig, o Louco. A causa da morte do rei nunca foi esclarecida, chegou a se falar em suicídio, mas essa hipótese foi descartada pelo rei ser ótimo nadador.

O Rei morreu antes que a construção de Neuschwanstein estivesse concluída. E 14 salas do Castelo permanecem inacabadas até hoje.

No Castelo ele homenageou um compositor qual ele era fã, Wagner. As paredes são decoradas com afrescos representando as lendas descritas nas óperas de Wagner.

O Castelo de Neuschwanstein teve um papel importante durante a Segunda Guerra Mundial. Nele ficaram escondidas muitas obras de arte que os alemães roubaram de várias partes do mundo.

Hitler era amante da arte e pretendia abrir um museu na Áustria com as obras apreendidas. Um grupo para salvar as obras de arte foi formado e muitas delas foram encontradas no castelo, a maioria que tinham sido retiradas de Paris. Essa história é retratada no filme Caçadores de Obras-Primas, que foi baseado no livro de mesmo nome. Quem ainda não assistiu esse filme eu indico. Inclusive no filme aparece a cidade onde moro, Aachen.

 

Curiosidade sobre o Castelo de Neuschwanstein, 

Esse é o castelo que Walt Disney usou como inspiração para a construção do Castelo da Bela Adormecida na Disneyland, Califórnia. Muitas pessoas confundem e acham que esse é o que inspirou o Castelo da Cinderela, no parque de Orlando.
Mas de qualquer forma, é realmente um Castelo de contos de fadas!!!

Neuschwanstein
Castelo da Bela Adormecida

Neuschwanstein é um dos pontos turísticos mais famosos da Alemanha, e é considerado o local mais fotografado do país.
Mas também, quem consegue se controlar diante dessa paisagem tão linda??
O lugar é imperdível!!!
E nossa viagem continua…nossa próxima parada é a Áustria!!!

Aproveite para reservar seu hotel direto aqui no blog, é só usar a caixa de pesquisa abaixo:


Booking.com

Lembre-se!! Se você quiser ajudar o blog, reserve seu hotel pelo Booking.com diretamente nos links aqui do blog. Dessa forma, receberemos uma pequena comissão e você não pagará nada a mais por isso.


 

You Might Also Like

4 Comments

  • Reply
    Viviane Cossolino
    6 de novembro de 2014 at 22:45

    Esse castelo da bela adormecida é lindíssimo, ficquei encantada.eu que amo castelos to babando…rsss
    Vc entrou nele amiga?

  • Reply
    A Li descobrindo a Alemanha
    6 de novembro de 2014 at 22:46

    É de babar mesmo amiga!! Não entrei, tinhamos pouco tempo..mas por fora já vale a pena!!! 😀

  • Reply
    Marcia - Mulher Casada Viaja
    5 de julho de 2017 at 21:43

    Oi, Aline, tudo bem? Esto devorando seus posts sobre o Sul da Alemanha! Ficarei 14 dias fazendo a Rota Romântica, a do Vinho na Alsácia e claro vou parar para ver os castelos, mas antes aproveitei sua dica de Meersburg para esticar as pernas! Que cidade você indica para dormir: Fussen ou Schwangau? Só dispomos de uma noite e de lá seguiremos para Salzburgo e Hallstatt e 2 dias depois de volta a Munique.
    Parabéns pelo blog!

    • Reply
      Aline Dota Naganawa
      6 de julho de 2017 at 13:38

      Oi Marcia, por aqui está tudo ótimo e com você? Obrigada pela visita!
      Aaaiii que delícia de viagem!! Sobre sua pergunta, nós nos hospedamos em Fussen, a cidade é maior, e provavelmente você achará mais opções de hotéis e restaurantes. Schwangau (que é a cidade que fica o castelo Neuschwanstein) é menor, mas também tem opções de hospedagens. Vai depender mais dos seus objetivos e do valor que você tem disponível para essa hospedagem.
      Qualquer dúvida me escreve! 😉
      Beijos

Leave a Reply