Aachen estudar alemão Guest Post Intercambio na Alemanha

Guest Post: Como foi fazer um Intercâmbio na Alemanha

Intercâmbio na Alemanha

 

Bom, minha mãe – A Li – pediu para que eu escrevesse algo para o seu blog e eu como boa filha que sou, não pude dizer não. Por isso pensei e resolvi escrever um pouco contando a minha experiência de quase um ano morando na Alemanha.

Para começar do começo, como alguns devem saber em 2012 minha mãe foi junto com o marido dela morar na Alemanha, mas eu continuei com a minha vó no Brasil, porque já estava no 2º ano do ensino médio e não queria sair faltando apenas um ano para terminar. Eu sempre quis fazer um intercâmbio de pelo menos um mês depois que terminasse o Ensino Médio, para experimentar morar um tempo fora, conhecer outras culturas e outros lugares. Além de aproveitar esse tempo para pensar com calma e decidir o que eu faria no meu futuro. Resolvemos então juntar o útil ao agradável, e decidi que passaria um tempo morando na Alemanha e estudando alemão.

Intercâmbio na Alemanha

Cheguei à Alemanha em dezembro (2013) e fui direto para a cidade onde minha mãe mora, Aachen, que fica no estado Nordrhein-Westfalen e pertinho de Colônia. Meu curso só começava no final de janeiro, e até lá não tinha nem ideia de como ir à padaria comprar um pão (mesmo já tendo feito curso no Brasil). Por esse motivo, quando me matriculei no curso intensivo da SpraachenAkademie, tive que começar no nível básico (A1) e estudar até o nível avançado (C1).

O que mais me deixou nervosa antes de começar o curso foi o fato de eu não saber nem o básico da língua e achar que seria a única assim. Mas logo no primeiro dia descobri que estava errada, e que muitos ali já tinham feito curso de alemão antes e mesmo assim não sabiam falar nada e tinham as mesmas dificuldades que eu. Não tem o que dizer sobre a diferença de fazer um curso de alemão no Brasil e um na Alemanha né? O resultado é obvio. Depois de um mês de curso, já sabia muito mais coisas e entendi o que não tinha entendido no Brasil, e isso só foi melhorando quanto mais o tempo passava. Mas além do aprendizado da língua em si, esse intercambio me trouxe também outras experiências.

Depois de um tempo fui “obrigada” a pegar ônibus sozinha todo dia, coisa que não fazia antes de vir pra cá, e nem imaginava fazer isso em uma língua que eu não sabia direito e em lugares que nem conhecia. Mas aprendi que não adianta ter medo, tem que ir aprendendo com o tempo, como dizem aqui: “Schritt für Schritt.” (“Passo a passo”) a língua é difícil, mas não é impossível, basta se dedicar um pouco e com certeza alguma coisa dá para aprender.  Agora já consigo ir ao mercado, restaurantes, pegar transporte e etc e tudo sozinha e falando em alemão haha, claro que ainda tem muita coisa que não sei, mas consigo ver o avanço que fiz nesses últimos nove meses, tanto na língua quanto pessoal.

Com o tempo fui me acostumando com as coisas, os ônibus com todos os seus horários e pontualidade, os mercados com suas filas ultra rápidas, o monte de restaurante de Kebab que tem aqui em Aachen, além dos schnitzels e batatas de tudo quanto é forma.

As pessoas sempre acham, quando falamos de “morar na Alemanha” que estrangeiros não são bem vindos, mas não é bem assim, aqui tem muitos estrangeiros que vem para estudar ou trabalhar, e esses são muito bem recebidos. Costumam pensar também que todos aqui são frios, o que também não é verdade. Aqui é muito fácil de encontrar pessoas simpáticas, que te ajudam e falam devagar, porque entendem que você não sabe falar a língua fluentemente ainda. Claro que existem exceções, mas isso não é exclusividade da Alemanha, pessoas mal humoradas existem em todos os cantos do mundo.

Esse tempo aqui serviu para me dar outra impressão sobre os alemães, agora vejo como eles são no dia a dia e entendo mais o porquê de serem assim, descobri que é possível encontrar pessoas legais aqui e que eles são super na deles. Realmente não são iguais ao que estamos acostumados, mas não quer dizer que isso seja uma coisa ruim.

A parte mais legal da minha experiência de intercambio pra mim foi vir para cá “sozinha” e não com um grupo de brasileiros, dessa forma ao longo do curso pude conhecer muitas pessoas de outros países como Ucrânia, Rússia, Espanha, México, Itália, China e etc. Com a convivência na sala de aula e também fora dela, conheci um pouco mais de outras culturas, outras línguas e aprendi muito sobre como é a vida em outros países e como ela é diferente da nossa, cada um tem a sua história e a sua cultura. A segunda parte mais legal, foi conhecer um país como a Alemanha. Nunca me informei muito sobre a vida e as pessoas daqui, por isso foi tão legal ter feito intercambio em um lugar que antes era totalmente desconhecido pra mim, e descobrir como as coisas funcionam por aqui com as minhas próprias experiências.

Por ultimo eu queria dizer que a vida de intercambista não é tão fácil, não é só passear como muitos pensam, também tem que estudar muito pra conseguir bons resultados, mas claro que dá para aproveitar e conhecer algumas coisas quando tiver uma folga.

É uma experiência única que só quem vivencia sabe como é, e acredito que ela possa mudar a cabeça e a forma de enxergar o mundo de uma pessoa. Eu sou muito feliz e grata por ter tido essa oportunidade e sei que vou levar várias coisas dessa viagem para a minha vida toda.

 

É isso! Um ano é bastante coisa então ficou meio grande e espero que tenham tido paciência para ler 🙂

Mit freundlichen Grüßen,

Luana

You Might Also Like

4 Comments

  • Reply
    Arianne Dota
    7 de outubro de 2014 at 19:01

    Uauuuu a lu falando (escrevendo)!!!! Fico muito feliz em ler tudo isso e saber que você teve um proveito ai!!! Seu crescimento pessoal, profissional e intelectual me alegra demais! Te amo e obrigada por compartilhar sua experiência!!!

  • Reply
    Henrique Oliveira
    8 de outubro de 2014 at 13:39

    Gostei! Mas tinha que ter mais detalhes… O povo daqui é muito curioso.
    Abs

  • Reply
    Luana
    8 de outubro de 2014 at 15:03

    Hahaha eu sempre falo! e escrevo tbm. Obrigada, tbm amo vc 🙂

  • Reply
    Luana
    8 de outubro de 2014 at 15:07

    Haha, eu até escreveria mais, mas como é só um Gast Post (post convidado) e não um blog meu sobre intercambio, acabei escrevendo o que tinha mais importância pra mim, porque se fosse escrever tudo em detalhes, dava pra fazer um livro! Mas se tiver alguma curiosidade pode me perguntar. Obrigada pelo comentário. (:

Leave a Reply